Minha bagagem não chegou, e agora?
A primeira coisa a fazer é avisar a companhia aérea antes de sair da área de desembarque, e preencha o formulário RIB, Relatório de Irregularidade de Bagagem. Também é possível fazer depois de deixar o aeroporto, mas as chances de receber uma indenização caem drasticamente.
Você deve exigir uma compensação financeira para comprar itens de primeira necessidade. O valor varia entre R$ 200 e R$ 400. Caso isso não aconteça, guarde todos os comprovantes de gastos.
No caso de demora acima de 24h, você já tem direito a uma indenização.
Guarde as trocas de e-mail com a companhia.
Como evitar o extravio de bagagem?
É bastante comum o extravio de bagagem, segue algumas dicas para reduzir as chances de isso acontecer.
A primeira delas é a mais óbvia, tente sempre viajar apenas com a bagagem de mão, você economiza tempo e dinheiro, pois não precisa pagar adicional e nem esperar na esteira quando chegar.
Mas se você precisar despachar, seguem algumas sugestões.
Mas se você precisar despachar, seguem algumas sugestões.
Evite conexões curtas, esta é a principal causa de extravio.
Identifique e diferencie a sua mala: coloque tags, lenços, faixas. Assim ela não se perde e é mais difícil de alguém pegar por engano.
Retire as etiquetas antigas: isso pode causar confusão.
Sempre é bom usar cadeados para evitar furtos, se for para os Estados Unidos, utilize modelos aprovados pela TSA.
Também é bom evitar malas de grifes sofisticadas, chama a atenção de bandidos e a companhia não considera o custo da bagagem.
Sugerimos que você sempre leve itens de urgência em sua bagagem de mão. Como o carregador do celular, 2 conjuntos de roupa, etc.
Se você teve a sua bagagem extraviada, nós ajudamos você a buscar uma indenização justa. O cadastro leva apenas 3 minutos e é feito todo online. E você só paga se ganhar.