Você sofreu de overbooking? Conheça os seus direitos.
Overbooking é uma prática antiga de companhias aéreas, que tem o objetivo de garantir ocupação plena nos voos, já que muitas pessoas acabam não indo. Estatisticamente, vale a pena para a companhia aérea, mas certamente não é nada legal com você, certo?
Pois é, em diversos casos todas as pessoas chegam em tempo, e aí, alguém fica de fora. Mesmo tendo comprado a passagem e chego em tempo.
Nestes casos, a prioridade é por ordem de chegada, então contar sempre com a sorte e chegar em cima da hora pode não ser uma boa estratégia.
Mas se isso acontecer com você, você tem uma série de direitos.
A companhia deve oferecer a possibilidade de reembolso do valor integral da passagem. Outra alternativa seria realocar você em outro voo, até mesmo de outra companhia aérea.
Além de se manter você informado, após 1 hora, a companhia deve fornecer serviço de comunicação, como acesso a internet e telefone.
Depois de 2 horas, você tem direito a uma alimentação de qualidade, isso mesmo, de qualidade. Que deve ser oferecido através de um voucher.
Passadas 4 horas, eles devem oferecer locomoção e hospedagem.
Se isso acontecer com você, guarde os bilhetes aéreos e todos os comprovantes de despesas que você tiver. E mesmo que não tenha tido despesas e a companhia tenha cumprido todas as normas acima, eles desrespeitaram o contrato que fizeram com você, e sim, você tem direito a uma indenização por isso.
Faça já o seu cadastro. Leva apenas 3 minutos, e o melhor, só paga se ganhar.